fbpx

Mais uma postagem politicamente incorreta pra pra você.

Vamos então começar nossa linha do tempo sobre a história do uísque. Lembrando que as datas muitas vezes são aproximadas pois nem todas as datas foram registradas oficialmente e muitos registros se perdem com o passar dos séculos.

A história (completa) do whisky

Conteúdo protegido. Quer uma cópia? Comente, compartilhe e me chame no WhatsApp.

O que você imaginar, personalizamos pra você.

Surpreenda no presente de casamento, bodas, aniversários. Clique na imagem e saiba mais no site do fabricante.

Por: Whisky Club

uísque história velhos tempos destilar

A História do Uísque

A história do uísque é uma história longa e aventureira, e muitas pessoas corajosas lutaram para manter a bebida fluindo ao longo do caminho. 

Naturalmente , algumas datas exatas foram esquecidas (afinal, o uísque estava envolvido), mas essa linha do tempo o ajudará a entender o básico e a entender sua origem; que desempenhou papéis-chave na história da destilação, como surgiu o uísque, como evoluiu para ter os diversos tipos de uísque que conhecemos hoje, e alguns pequenos e divertidos fatos da história.

A linha do tempo da história do uísque

Vamos então começar nossa linha do tempo sobre a história do uísque. Lembrando que as datas muitas vezes são aproximadas pois nem todas as datas foram registradas oficialmente e muitos registros se perdem com o passar dos séculos.

O Uísque na antiguidade

2000 aC

É indiscutível que a arte da destilação foi fundada na antiga Mesopotâmia (o equivalente dos dias modernos é uma área que cobre partes do Iraque e da Síria), frequentemente usada como uma maneira de produzir perfumes e aromáticos.

100 dC

Aqui encontramos o primeiro registro escrito de destilação . O filósofo grego antigo Alexandre de Afrodisias descreve o processo de captar água do mar e destilá-la em água potável pura. As civilizações medievais desenvolveram suas técnicas ao longo dos séculos seguintes, embora ainda não resultassem em álcool.

Uísque na idade média

500-1000 dC

O conhecimento da destilação se espalhou pela Europa, juntamente com os mouros viajantes do início dos primeiros milênios. O processo é escolhido por pessoas da religião cristã, usando-o para produzir ingredientes para várias cerimônias e também remédios para cólica, paralisia e varíola.

História do Whisky - destilação precoce

Uísque por volta de 1000-1200 dC

A origem do uísque começou mais de 1000 anos atrás, quando a destilação fez a migração da Europa continental para a Escócia e Irlanda através de monges viajantes. Os mosteiros escoceses e irlandeses, sem as vinhas e as uvas do continente, recorrem à fermentação de mosto de grãos, resultando nas primeiras destilações do uísque moderno .

1250

Por volta dessa época, os primeiros registros de destilação de álcool aparecem na Itália, sendo destilada a partir de vinho. A técnica foi recontada por Ramon Llull (1232 – 1315).

1405

O primeiro registro escrito de ‘whisky’ aparece nos Irish Annals of Clonmacnoise , onde está escrito que o cabeça de um clã morreu após “ tomar uma quantidade excessiva de aqua vitae ” no Natal.

1494

A essa altura, a destilação de uísque na Escócia está em pleno andamento, como evidenciado por um registro nos Rolls de Tesouro de 1494, em que o rei Jaime IV da Escócia concedeu uma grande quantidade de malte “ Ao frei John Cor, por ordem do rei, fazer aquavitae. 

1536-1541

A produção de uísque mudou para o público em geral, depois que o  rei Henrique VIII da Inglaterra dissolveu os mosteiros, tornando um grande número de monges independentes e procurando novas maneiras de ganhar a vida. Destilação era isso.


A partir de 1600 Quando os colonos europeus começaram a chegar à América, trouxeram consigo a prática de destilar uísque. Muitos imigrantes escoceses e irlandeses se estabeleceram em seus novos territórios, eventualmente começando a destilar seus novos tipos de grãos e purê.

1608
A Old Bushmills Distillery está licenciada na Irlanda do Norte e hoje detém o título de destilaria de uísque licenciada mais antiga do mundo .

destilaria mais antiga da historia
A destilaria mais antiga do mundo

Um período conturbado na história do uísque

1707-1725
Os Atos da União  resultaram na fusão dos reinos da Inglaterra e da Escócia, criando a Grã-Bretanha e, nos anos seguintes, os impostos aumentaram dramaticamente. 

O imposto sobre o malte inglês de 1725 ameaçou seriamente a produção de uísque e levou a maioria das destilarias escocesas a se esconder e começar a produzir à noite, dando ao uísque um dos seus melhores apelidos, “ moonshine ” . 

1775-1783
Depois de muitos anos produzindo seu próprio uísque e vendo seu valor para a população em geral, os destiladores usavam o uísque como moeda durante a Guerra Revolucionária Americana .

1783 –
A primeira destilaria comercial é fundada em Louisville, Kentucky, às margens do rio Ohio por Evan Williams .

1791
Um novo imposto foi introduzido para ajudar a financiar dívidas da Guerra Revolucionária. Os impostos de importação já eram altos e, portanto, foi cobrado um imposto especial sobre o consumo de bebidas destiladas produzidas no país – o primeiro desse tipo pelo novo governo nacional. 

Embora o imposto fosse aplicado a bebidas destiladas de qualquer tipo, o uísque era o mais popular e, portanto, o imposto tornou-se comumente conhecido como “ Imposto do Uísque. 

1791-1794
A agitação que se seguiu entre os produtores de grãos e o governo dos EUA foi logo apelidada de “ Rebelião do Uísque “. 

Os fazendeiros estavam acostumados a destilar seus grãos excedentes em uísque e um protesto unido ganhou velocidade, particularmente nos condados ocidentais da Pensilvânia, onde autoridades federais foram intimidadas para negar a cobrança do imposto.

A rebelião chegou a um ponto de virada em julho de 1794, quando a casa do inspetor geral John Neville foi atacada por quase 600 homens armados. O presidente Washington respondeu enviando uma força de milícias de cerca de 13.000 pessoas para marchar para o oeste e enfrentar qualquer resistência com força. Os rebeldes se dissolveram antes de sua chegada, os principais líderes fugiram para a segurança e os protestos em massa chegaram ao fim.

Os desenhos animados políticos da rebelião
Gravura sobre a revolução do uísque

1801
Enquanto a rebelião física foi interrompida, a oposição ao Imposto sobre Whisky continuou e se tornou uma questão significativa nas eleições políticas seguintes. O recém-formado Partido Democrata-Republicano, liderado por Thomas Jefferson, comprometeria-se a revogar o imposto se votasse no poder, e quando Jefferson assumiu o cargo em 1801, ele fez exatamente isso.

1820
Um certo comerciante escocês chamado John Walker começou a produzir seu próprio whisky, que se tornaria uma das marcas mais famosas e amplamente distribuídas de whisky escocês do mundo . O próprio John Walker, era um abstêmio.

1823
O Reino Unido encerrou a produção de “moonshine”, quando deram às destilarias escocesas a opção de legalizar suas operações mediante o pagamento de uma taxa.

comercio de bibidas
Comércio de uísque

1823
O processo que é mosto azedo  foi desenvolvido pelo Dr. James C. Crow  no que é agora a Destilaria Woodford Reserve, em Kentucky. No processo, uma quantidade de mosto gasto é adicionada a um novo mosto, e o equilíbrio de ácido e levedura contido controla o crescimento de bactérias estranhas, melhorando a consistência entre os lotes, para que cada garrafa fique o mais próximo possível do anterior. . Isso revolucionou a maneira como o bourbon é produzido e também é um requisito legal atual na produção do uísque do Tennessee.

1831
Depois de inventar um “still still” e melhorar a tecnologia envolvida na destilação, o inventor irlandês Aeneas Coffey patenteou o Coffey ainda , permitindo que os fabricantes produzissem uísque com mais eficiência e a um custo menor.

1840
O antigo Condado de Bourbon produzia “Old Bourbon County Whisky” há alguns anos; O nome foi usado para diferenciá-lo de outros uísques porque Old Bourbon foi o primeiro uísque de milho que a maioria das pessoas encontrou. 

Assim foi até 1840 que ele recebeu oficialmente o nome de Bourbon, quando um destilador chamado Jacob Spears foi o primeiro a rotular seu produto como “ uísque Bourbon. 

1850
O primeiro whisky misturado entra em produção.

Andrew Usher misturou o tradicional whisky de maconha com o de um novo lote produzido em uma garrafa de Coffey. Usher encontrou resistência teimosa dos destiladores irlandeses tradicionais, muitos dos quais alegaram que essa nova mistura não era uísque. Ainda assim, sua empresa se tornou a primeira a produzir e comercializar em massa um uísque misto engarrafado e até se tornou uma importação popular nos EUA após encontrar distribuição na Nicholas & Co. em 1853.

1920-1933
Durante 13 anos, aera da Proibição Americana proibiu toda a produção, venda e uso de álcool. No entanto, o governo federal fez uma exceção: a prescrição de uísque medicinal de um médico, para ser vendido através de uma farmácia licenciada. (Nesse mesmo período, a rede de farmácias Walgreens aproveitou isso, aumentando de 20 lojas para quase 400.)

1964
Bourbon realmente atingiu o grande momento, quando o Congresso americano declarou o uísque bourbon o destilado oficial do país. 

Eles também estabeleceram os regulamentos específicos que devem ser cumpridos para rotular um uísque como bourbon.

2004
O Whiskey Trail americano é lançado para promover a muitos dos locais históricos e destilarias operam em Kentucky, Tennessee, Pensilvânia, Virginia e Nova York.

Conclusão

Vimos então que ao longo da história o processo de fabricação do uísque foi sendo aprimorado, novos tipos foram surgindo e a nossa bebida favorita superou diversas dificuldades impostas por governos.

Apesar disso, o uísque continua firme e forte e toda a história pela qual já passou apenas deixa ainda mais prazeroso o ato de apreciar um bom copo deste destilado!


Fonte: Site WhiskyClube.com.br
Pra quem quer se aprofundar nos estudos eu recomendo esse livro aqui.


Whiskeys realmente diferentes que recomendo pra presentear.

5 e-books, 400 págs.

Saiba tudo sobre Vinhos

Quer falar sobre vinhos como um especialista?

De R$ 49,90 por R$ 4,90

Cupom expira em 01/02/2020:

Dias
Horas
Minutos
Segundos
A promoção acabou. Aguarde a próxima.
Shape
Shape

Gostou dessa postagem?

Explore as anteriores.

Não esqueça de deixar sua crítica, sugestão ou dúvida nos comentários. AJUDE O BLOG TORNANDO-SE MEMBRO OU CLICANDO EM UM ANÚNCIO.

12 respostas

    1. É sim. É tendência mundial entre o pessoal que quer melhorar o mundo derrubando o que já está pronto pra construir outro no lugar. Se você achou nojento, você é normal como eu. Como a maioria.

  1. Sem álcool em gel já estaríamos todos mortos, mas parece que algumas pessoas não entendem como é importante ouvir os especialistas.

  2. Para o brandy ser considerado Cognac, necess rio que as uvas tenham sido cultivadas, fermentadas e destiladas na Fran a, mais especificamente na regi o de Charente, ao norte de Bordeaux. l que est localizada a cidade de Cognac, que deu nome bebida.

    1. Não. Errado.
      O Conhaque originou-se na região de Cognac, próxima a costa leste, quando marinheiros franceses, precisando de espaço nos porões dos navios, resolveram destilar o vinho popular produzido ali. Do acondicionamento dessa bebida destilada em barricas de carvalho, surgiu a cor dourada, hoje típica do conhaque. A região não fica em Bordeaux, fica longe, bem ao norte do outro lado do Garona (Garonne).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
error: Quer uma cópia do artigo? Me peça via WhatsApp. É grátis!