Cerveja entra na campanha em Porto Alegre
Por: Estadão Conteúdo 25/10/20 – 07h30 – Atualizado em 26/10/20 – 13h42
Quatro dos 13 candidatos a prefeito colocaram em seus planos de governo propostas para tornar a cidade a capital cervejeira do País e fazer com que microcervejarias sejam indutoras de geração de emprego e renda (Crédito: Divulgação | PMPA)
Nada de chimarrão ou vinho. A bebida que entrou na campanha para a prefeitura de Porto Alegre nas eleições deste ano foi a cerveja. Quatro dos 13 candidatos a prefeito colocaram em seus planos de governo propostas para tornar a cidade a capital cervejeira do País e fazer com que microcervejarias sejam indutoras de geração de emprego e renda
Fernanda Melchionna (PSOL), Gustavo Paim (PP), Juliana Brizola (PDT) e Manuela D’Ávila (PCdoB) também enxergam, na cerveja, um campo a ser explorado pelo turismo da capital gaúcha.

Com 39 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, em 2019, Porto Alegre já possui um polo cervejeiro. O que os candidatos propõem é reforçar a importância do setor.
A maioria das indústrias está localizada em bairros da zona norte da cidade, que englobam o chamado 4.° Distrito.
O segmento emprega cerca de mil pessoas de forma direta e indireta. Além de estimular a produção e o consumo da cerveja artesanal, o turismo cervejeiro é visto como fundamental para atenuar os impactos econômicos negativos sofridos pelo setor.
“A cerveja artesanal porto-alegrense é o maior ‘case’ potencial para o turismo. É fundamental o setor ser apoiado no pós-covid”, afirma o presidente da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM), Diego Machado. Ele acredita que as microcervejarias poderiam receber, mensalmente, até dez mil turistas, desde que houvesse incentivo da prefeitura.
“O tour cervejeiro é uma rota fundamental para que possamos aproveitar toda a qualidade dos nossos produtos. O licenciamento para o empreendimento também deve ser simplificado”, defendeu Paim. “Porto Alegre tem um enorme potencial no polo cervejeiro para o desenvolvimento do turismo, além da geração de emprego e renda”, disse Fernanda Melchionna.
Neste sentido, Juliana Brizola promete potencializar o setor com gastronomia ao “apoiar e ampliar a rota do turismo promovendo o Tour POA Cervejeira”.
Manuela propõe impulsionar Porto Alegre como a capital nacional da cerveja artesanal. “Apoiaremos a formação de parcerias com instituições de ensino para a constituição de uma escola de cervejaria”, disse a candidata.
Dados
Pesquisa Ibope divulgada no último dia 5 aponta Manuela na liderança isolada da disputa, com 24% das intenções de votos. Em seguida estão José Fortunati (PTB), com 14%; Sebastião Melo (MDB), com 11%; Nelson Marchezan Junior (PSDB), com 9%; Juliana Brizola (PDT), com 5% e João Derly (Republicanos) com 4%
Os demais tiveram menos de 3%. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 805 eleitores. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
12 respostas
Maconha é legal para quem usa, para os pais é um pesadelo.
Concordo muito com sua opinião.
Repare que quem defende a droga ou é adulto usuário ou adolescente que acha que sabe todas as verdades do mundo.
Formigas na comida? Arrrgh!
É sim. É tendência mundial entre o pessoal que quer melhorar o mundo derrubando o que já está pronto pra construir outro no lugar. Se você achou nojento, você é normal como eu. Como a maioria.
Bem legal a iniciativa deles. O racismo estrutural deve ser combatido sempre.
Fogo nos racistas!
Sem álcool em gel já estaríamos todos mortos, mas parece que algumas pessoas não entendem como é importante ouvir os especialistas.
Cara, tu é só mais um bolsominium idiota.
Maconha não faz mal pra ninguém. Apága essa merda antes que eu deniuncie.
Pode postar mais sobre cerveja?
Aquele curso no youtube vai sair?
Vai sim. falta só a placa de vídeo.
Muito bom sua postagem sobre a história do whisky. Compartilhei com meus funcionários.
Para o brandy ser considerado Cognac, necess rio que as uvas tenham sido cultivadas, fermentadas e destiladas na Fran a, mais especificamente na regi o de Charente, ao norte de Bordeaux. l que est localizada a cidade de Cognac, que deu nome bebida.
Não. Errado.
O Conhaque originou-se na região de Cognac, próxima a costa leste, quando marinheiros franceses, precisando de espaço nos porões dos navios, resolveram destilar o vinho popular produzido ali. Do acondicionamento dessa bebida destilada em barricas de carvalho, surgiu a cor dourada, hoje típica do conhaque. A região não fica em Bordeaux, fica longe, bem ao norte do outro lado do Garona (Garonne).