fbpx

A HISTÓRIA DA PROFISSÃO.

A palavra Sommelier tem origem francesa e antigamente destinava-se ao trabalhador que era responsável por transportar as pipas de vinhos para os grandes castelos e palácios na Idade Média. O curioso é que eles também tinham a função de provar o conteúdo da bebida para ter certeza que de não havia veneno!

Após o século XVIII, quando os restaurantes de Paris se popularizaram e a cidade se tornou um dos ícones mundiais de gastronomia, a função de provar se consolidou como Sommelier, que apesar de algumas modificações, tornou-se o profissional responsável por provar o vinho e garantir sua qualidade.

Novos caminhos do mundo vinícola estão sendo explorados por este profissional. Além de trabalhar em hotéis, lojas ou restaurantes, o trabalho tem se estendido a compartilhar o conhecimento em palestras e eventos, por exemplo. O Sommelier deve estar sempre disponível para frequentar degustações, participar de feiras e viajar por países produtores de vinhos ao redor do mundo. Além de atender os conhecimentos da área gastronômica, já que uma das funções é indicar o prato certo para o vinho certo.
Apesar da tradição de longa data, apenas em 2011, através da Lei 12.467, é que a profissão de Sommelier foi regulamentada no Brasil. Hoje, é uma das profissões que está em constante crescimento em nosso país. O nosso site oferece alguns dos melhores cursos da área pra quem quer ser um expert em vinhos, mas para se transformar em um sommelier profissional certificado, terá que se inscrever num dos cursos oficializados pelo MEC. Recomendo a ABS, WSET, Senac,  ou UMA FACULDADE. Sim, já existe o curso de graduação, infelizmente, não em todos os estados. 

Algumas informações dessa seção são do site UGLE.

DIFERENCIAIS DE UM SOMMELIER.

CONHECIMENTO

 Só um sommelier possui conhecimentos sobre história do vinho e da vinícola, regras da região de origem, período de colheita, clima, tipo de solo e os processos gerais de vinificação.
O cliente não confia em quem não se expressa com confiança.

HARMONIZAÇÃO

Esta é a maior dúvida dos clientes. Um grande sommelier possui profundos conhecimentos sobre harmonização de vinhos e pode sugerir perfeitas combinações com alimentos. A harmonização é uma ciência  que só sommeliers dominam plenamente.

CONFIANÇA

O sommelier consegue indicar com segurança, entre diferentes rótulos de vinhos, opções que correspondam ao gosto, à faixa de preço e qualidade desejada pelo cliente. É uma indicação extremamente precisa e qualificada. 

DISPONIBILIDADE

O serviço do vinho demanda tempo e atenção, os clientes percebem quando um garçom serve seu vinho de qualquer jeito e isso deve ser levado em consideração se você procura ser lembrado por seus clientes quando ele pensar em degustar um vinho.

PADRONIZAÇÃO

Para os vinhos e comida serem servidos na temperatura e tempo certos, há toda uma a padronização do atendimento.  Só sommelier sabe fazer corretamente a parte dele para que  ele e toda a equipe trabalhe com mais agilidade e fluidez. 

SENTIMENTOS QUE UM SOMMELIER PODE PROPORCIONAR AO SEU CLIENTE:

IMPORTÂNCIA

O ser humano já nasce com essa necessidade.
O sentimento de importância é o que nos faz trabalhar mais, estudar mais, lutar por cargos e nos aproximarmos de outras pessoas importantes. Uma visita do dono do estabelecimento ou do chef à mesa reforçam na mente do cliente esse sentimento cativador. Ser atendido por um sommelier em vez de um garçom ou maitre atarefado também  lhes  proporcionam esse sentimento.

APREÇO

O vinho está começando a fazer parte de nossa cultura e já faz parte de quem pode frequentar restaurantes.
É muito frustante para um cliente que entende de vinhos não ter ninguém pra compartilhar seus conhecimentos.
O sommelier é fundamental para fidelizar esse cliente que está hávido para ter seus estudos serem colocados a prova, pois é pra isso que servem as provas: para nos dar a oportunidade de provar que estamos no caminho certo.

FACILIDADE

Ninguém gosta de perder tempo. Ele é o único bem que nunca mais recuperamos. 
Por mais que seja prazerosa a sensação de escolher um vinho, há muitas ocasiões em que o cliente não quer se dar esse trabalho pois ele tomará tempo precioso e atenção que poderiam ser dados a sua cia.
Tenha um sommelier para lhes oferecer essa facilidade tão valorizada pelas pessoas, principalmente aos homens e mulheres de negócios.

SACIAR CURIOSIDADE

Os clientes que consomem vinhos não são iguais aos que consomem refrigerantes, eles têm perguntas que precisam ser respondidas com clareza e precisão.  Todos os dias clientes que acabaram de chegar de uma viagem ao exterior vai chegar cheio de histórias pra contar e cheio de dúvidas a serem respondidas. 
O sommelier é o único que pode saciar sua curiosidade e motivá-lo a perguntar mais. Nós também gostamos de compartilhar conhecimento.

ECONOMIA

Vinho defeituoso ou não? Como proceder?  Os garçons são expostos a uma situação a qual não foram preparados para lidar. 
O sommelier é preparado para diminuir perdas do estabelecimento, mas também tem a autoridade para provar e desaprovar um vinho. Acredite: é raríssimo um vinho aprovado pelo sommelier ser desaprovado pelo cliente, e quando isso ocorre, o sommelier tem a confiança necessária para encontrar a verdadeira a culpado: a desarmonização.

alexandre

Alexandre Redilich Santos

NACIONALIDADE : ALEMÃ / BRASILEIRA  – 47 anos.
NATURALIDADE : RIO DE JANEIRO

FORMAÇÃO: 

ABS-RJ:  SOMMELIER
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ: GESTÃO DE RH.

R E S U M O D E Q U A L I F I C A Ç Õ E S :
BOAS RELAÇÕES PÚBLICAS E HUMANAS. • DETERMINAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E FÁCIL ADAPTAÇÃO AO NOVO AMBIENTE DE TRABALHO, DISPOSIÇÃO PARA O APRENDIZADO CONSTANTE, DINAMISMO, SENSO CRÍTICO E ESPÍRITO DE TRABALHO EM EQUIPE. • FACILIDADE EM TRANSMITIR CONHECIMENTOS A OUTRAS PESSOAS, CAPACIDADE DE LIDERANÇA, PROPICIANDO FÁCIL INTERAÇÃO COM OS COMPANHEIROS DE TRABALHO. • SENSO DE RESPONSABILIDADE E BUSCA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM DIVERSAS ÁREAS. • 

INGLÊS (FLUENTE)

Contate o Alexandre

Disponibilidade

RESTAURANTES

HOTÉIS

BARES

SUPERMERCADOS

LOJA DE VINHOS

VENDAS EXTERNAS ON TRADE E OFF TRADE.

BAIXAR O CURRÍCULO DO ALEXANDRE

Contate o Eduardo

EDUARDO VIEIRA SABINO

NACIONALIDADE :  BRASILEIRA  – 44 anos.
NATURALIDADE : RIO DE JANEIRO

FORMAÇÃO: 

ABS-RJ:  SOMMELIER
WSET: SOMMELIER LEVEL 2
UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES: DIREITO (7º período – trancado).

R E S U M O  D E  Q U A L I F I C A Ç Õ E S :
Especialista em bebidas quentes: destilados, compostas, fortificadas e fermentadas.
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS:
Atendimento ao cliente no PDV. Serviço do vinho com etiquetas das escolas francesa e inglesa. Foco no aumento do tíquete médio do setor. Experiencia com vendas externas. Experiência em vendas internas com o uso do Whatsapp para dúvidas e reservar produtos para clientes diferenciados. Excelência na organização do estoque e layout da adega e elaboração de pontas e pilhas de vinhos.

OUTRAS COMPETÊNCIAS: 
Treinamento de serviço do vinho para garçons de hotéis e restaurantes. Apresentação de rótulos novos e suas harmonizações (p/ hóspedes do Hotel Le Canton – Teresópolis) .Autor dos e-books: “SUPERMERCADOS: aprenda a escolher seus vinhos” e “De Leigo a Especialista – Curso Completo de Vinhos.”

 

INGLÊS (INTERMEDIÁRIO).
ESPANHOL  (INTERMEDIÁRIO).

 

Disponibilidade

RESTAURANTES

HOTÉIS

BARES

SUPERMERCADOS

LOJA DE VINHOS

VENDAS EXTERNAS ON TRADE E OFF TRADE

EVENTOS

NAS FUNÇÕES: SOMMELIER, AUX. DE SOMMELIER, GARÇOM, VENDEDOR.

BAIXAR O CURRÍCULO DO EDUARDO

jaqueline bacelar sommelier, bartender

Jacqueline Bacelar

NACIONALIDADE :  BRASILEIRA  – 40 anos.
NATURALIDADE : NITERÓI

CNH – B

FORMAÇÃO: 

ABS-RJ:  SOMMELIER (FINALIZANDO)
Mixxing –Bartender Básico (2013)
Duvel Beer Ambassador – Básico Interfood (2013)
Delirium Akademie – Conhecedor de Cerveja (2013)
Sommelier de Cerveja – Senac (2014)

R E S U M O D E Q U A L I F I C A Ç Õ E S :

  • DETERMINAÇÃO
  • CAPACIDADE DE LIDERANÇA
  • SENSO DE RESPONSABILIDADE

INGLÊS (FLUENTE)

Contate a Jacqueline

Disponibilidade

RESTAURANTES

HOTÉIS

BARES

SUPERMERCADOS

LOJA DE VINHOS

VENDAS EXTERNAS ON TRADE E OFF TRADE. 
NAS FUNÇÕES: Caixa, Atendente Garçonete, Aux. de Bar, Aux. de Sommelier, Representante Comercial e Recepcionista.

BAIXAR O CURRÍCULO DA JAQUELINE

Fale com o Alexandre

Alexandre Loureiro dos Santos

NACIONALIDADE :  BRASILEIRA  – 48 anos.
NATURALIDADE : RIO DE JANEIRO

Objetivo: Desejo com este curriculum usar minha experiência profissional para colaborar com sua empresa. Atuo no ramo de restaurante a mais de 20 anos e tenho experiência em atendimento, controle, compras e treinamento de brigada, além disso sou proativo, tenho boa relação com colegas de trabalho, flexibilidade de horário liderança e boa capacidade de analisar e resolver problemas durante a jornada de trabalho.

Formação educacional

Instituição: Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek Curso: Técnico em Administração de Empresas.

Formação profissional

Instituição: ABS – RJ . Associação Brasileira de Sommelier Curso: Sommelier profissional Certificação: Homologado como Sommelier profissional em 2015 com registro internacional na ABS e ASI de número 56.

Instituição: WSET- Wine School Education Trust Curso: Sommelier profissional Certificação: Nível 2

Instituição: IBRVIN Curso: Qualidade na taça Certificação: Certificação em vinhos brasileiros com 12 horas aula.

Prêmios e viagens internacionais.

Prêmio: Revista Veja Rio de melhor carta de vinhos 2011 e 2012, melhor carta de vinhos jornal O Globo 2011. Viagens internacionais a convite de vinícolas na Argentina, Chile, Portugal, Espanha e França com visita em todas as regiões de produção.

 

Disponibilidade

 

RESTAURANTES

HOTÉIS

BARES

LOJA DE VINHOS

DELICATESSEN

NA FUNÇÃO: SOMMELIER.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Baixar o currículo do Alexandre

Faça sua parte, compartilhe esses currículos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Translate »
error: Quer uma cópia do artigo? Me peça via WhatsApp. É grátis!