fbpx

Mais uma postagem politicamente incorreta pra pra você.

Imersão de Conhecimentos: Vinhos Brancos Luxuosos, Muito Aromáticos.

Conteúdo protegido. Quer uma cópia? Comente, compartilhe e me chame no WhatsApp.

O que você imaginar, personalizamos pra você.

Surpreenda no presente de casamento, bodas, aniversários. Clique na imagem e saiba mais no site do fabricante.

Este grupo de vinhos surpreendem com uma vasta gama de aromas perfumados, luxuosos e exóticos: pêssego, lichia, manga, jasmim, madressilva, rosas, mel, canela, cravo-da-índia, noz-moscada, etc..

As uvas Pinot Grigio, Gewürztraminer (pronuncia correta guervustráminer e não guervustramíne), Viognier (viôniêr) e Muscat (muscát) são as mais famosas e seu impressionante bouquet (buquê) se deve aos derivados de proteínas especiais das células das polpas das uvas. Essas inundam completamente os nervos olfativos e a impressão de opulência extrema é reforçada pelo seu impacto na língua.

O alto teor alcoólico e baixa acidez os coloca na categoria de vinhos excêntricos. Como já disse anteriormente, o álcool dá a sensação de doçura e cabe à acidez equilibrar o vinho, a baixa acidez gera certa dificuldade de harmonização com alimentos e os faz parecerem levemente doces, por isso eu sempre recomendo esses vinhos para horas de lazer a beira da piscina, ou para beber e conversar.

Harmonização.

A alta aromaticidade impões limites óbvias à comida: peixes de carne branca, ostras, carne suína, etc., cozidos com molhos suaves são “atropeladas” pelos aromas desses vinhos. Alteio que quando grelhados quaisquer alimentos ganham mais personalidade, então se elas estiverem no cardápio, grelhe e use ervas aromáticas e evite o uso do limãozinho clássico (ira arrasar com a baixa acidez do vinho) e do vinagre nas saladas.

Alguns colegas sommeliers não gostam destes vinhos, acham sem graça por causa da baixa acidez que aumenta a sensação de boca completamente coberta, mas eu discordo, os vinhos, como as pessoas devem sim serem diferentes, nem toda pessoa tem que ser bonita e atlética, nem todo vinho branco tem que ter acidez e deixar a boca limpa.

Características:

Exame visual:

-amarelo-palha;

Exame olfativo:

– fragrante;

– amplo (complexo, rico).

É comum encontrar:

Aromais diversos: mel, canela, cravo, noz-moscada, rosas, melão, casca de laranja e mineral (gerwüztraminer).

Exame gustativo:

Acidez: sápido (baixa, leve acidez).

Corpo: leve.

Álcool: equilibrado.

Tanicidade: ausente (sem presença de taninos).

Maciez (doçura do álcool): macio.

Açúcares residuais: seco.

Castas típicas:

Gewürztraminer, Muscat, Viognier e Pinot Griogio (Pinot Gris).

Terrois:

Gewürztraminer, Muscat, Pinot Griogio e Viognier de qualquer parte de mundo;

França: Alsácia, Condrieu.

África do Sul: Viognier.

Chile: Vale do Casablanca (Gewürztraminer).

Itália: Veneza (Pinot Grigio).

Alemanha: Gerwürztraminer.

Os que provei e indico.

Santa Cristina Pinot Grigio – Vinícula Antinori.

Borgo Cipressi e Colezzioni Pinot Grigio – Vinícula Borgo Cipressi e Vinícula Sensi. Os com melhor custo x benefícios. Importados pela Brazil Import.

Nimbus Gerwürztraminer – Vale do Casablanca – Vinícula Casablanca.

5 e-books, 400 págs.

Saiba tudo sobre Vinhos

Quer falar sobre vinhos como um especialista?

De R$ 49,90 por R$ 4,90

Cupom expira em 01/02/2020:

Dias
Horas
Minutos
Segundos
A promoção acabou. Aguarde a próxima.
Shape
Shape

Gostou dessa postagem?

Explore as anteriores.

Não esqueça de deixar sua crítica, sugestão ou dúvida nos comentários. AJUDE O BLOG TORNANDO-SE MEMBRO OU CLICANDO EM UM ANÚNCIO.

12 respostas

    1. É sim. É tendência mundial entre o pessoal que quer melhorar o mundo derrubando o que já está pronto pra construir outro no lugar. Se você achou nojento, você é normal como eu. Como a maioria.

  1. Sem álcool em gel já estaríamos todos mortos, mas parece que algumas pessoas não entendem como é importante ouvir os especialistas.

  2. Para o brandy ser considerado Cognac, necess rio que as uvas tenham sido cultivadas, fermentadas e destiladas na Fran a, mais especificamente na regi o de Charente, ao norte de Bordeaux. l que est localizada a cidade de Cognac, que deu nome bebida.

    1. Não. Errado.
      O Conhaque originou-se na região de Cognac, próxima a costa leste, quando marinheiros franceses, precisando de espaço nos porões dos navios, resolveram destilar o vinho popular produzido ali. Do acondicionamento dessa bebida destilada em barricas de carvalho, surgiu a cor dourada, hoje típica do conhaque. A região não fica em Bordeaux, fica longe, bem ao norte do outro lado do Garona (Garonne).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
error: Quer uma cópia do artigo? Me peça via WhatsApp. É grátis!