fbpx

Mais uma postagem politicamente incorreta pra pra você.

Imersão em Conhecimentos: Vinhos tintos leves e frutados.

Conteúdo protegido. Quer uma cópia? Comente, compartilhe e me chame no WhatsApp.

O que você imaginar, personalizamos pra você.

Surpreenda no presente de casamento, bodas, aniversários. Clique na imagem e saiba mais no site do fabricante.

Estes são os tintos que melhor harmonizam com as refeições.

O tempo menor de contato com as cascas proporcionam um vinho que não absorveu totalmente as antocianas (pigmentos), baixa a média acidez e alta aromaticidade frutada.

O teor alcoólico baixo é outro fator que o ajuda a combinar com os pratos e associado à acidez (mesmo que baixa), estimulam o apetite, refrescam o palato e saciam a sede. O Beaujolais é um ícone no estilo. Com seu método peculiar de elaboração (maceração carbônica) e sua uva famosa por fazer vinhos leves e elegantes por todo o mundo, a Gamay, ele personifica o melhor deste estilo para muitos enófilos e sommeliers pelo mundo, mas ele não está sozinho: o Docetto, o Bardolino e os Valpolicellas são os outros que figuram no topo desta categoria.

A sinceridade e acessibilidade do sabor, aroma e frescor desses vinhos os torna parceiros ideais para pratos do dia a dia, como também, para a aromática e leve cozinha mediterrânea, pratos mais elaborados não são recomendados.

Versáteis e pouco exigentes.

A acidez realçada pela baixa tanicidade, a textura leve e sabor fortemente frutado precisam de um contrapeso nos pratos servidos. Conhece alguém que só bebe vinho tinto gelado? Pois indique este grupo de vinhos que devem ser servidos gelados (não significa que devem ser servidos num balde de gelo).

Harmonizam com o quê?

Pratos com alto teor de gordura: salsichas alemães, carne estufada, ragouts, guisados, pratos com molhos a base de nata ou manteiga, etc..

Minha dica é: harmonização regional (vinho da região harmoniza com a comida da região), ex.: espaguete a bolonhesa com um Valpolicella.

Harmonizam com peixes? Como assim?

Quem segue minha página no facebook (Uva e Cevada – Tudo Sobre Vinhos) sabe que postei algumas vêzes sobre a relação taninos dos tintos vs iodo dos frutos do mar. Essa união causa uma sensação metalizada, desconfortável na boca, esses vinhos são exceção a regra por causa dos taninos quase imperceptíveis. Então pode sim harmonizar com camarões grelhados, muquecas, peixes ensopados, mariscos, etc..

Castas tópicas e seus terroirs.

Uva Gamay – Beaujolais – França;

uvas Dolcetto, Corvina – Dolcetto, Bardolino, Valpolicella.

Características:

Exame visual:

-vermelho-púrpura;

Exame olfativo:

– frutado;

– fragrante.

É comum encontrar: romã, banana, frutos do bosque.

Exame gustativo:

Acidez: sápido (baixa, leve acidez).

Corpo: magro.

Álcool: pouco alcoólico.

Tanicidade: pouco tânico.

Maciez: carente.

Açúcares residuais: seco.

Os que provei e indico:

Miolo Gamay: bom, barato, feito com excelência. Destaque para o aroma de banana característico do estilo.

Este será meu único destaque apesar de ter experimentado muitos outros. É que esse estilo não me apetece.

#vinhostintos #vinhosleves #harmonização

5 e-books, 400 págs.

Saiba tudo sobre Vinhos

Quer falar sobre vinhos como um especialista?

De R$ 49,90 por R$ 4,90

Cupom expira em 01/02/2020:

Dias
Horas
Minutos
Segundos
A promoção acabou. Aguarde a próxima.
Shape
Shape

Gostou dessa postagem?

Explore as anteriores.

Não esqueça de deixar sua crítica, sugestão ou dúvida nos comentários. AJUDE O BLOG TORNANDO-SE MEMBRO OU CLICANDO EM UM ANÚNCIO.

12 respostas

    1. É sim. É tendência mundial entre o pessoal que quer melhorar o mundo derrubando o que já está pronto pra construir outro no lugar. Se você achou nojento, você é normal como eu. Como a maioria.

  1. Sem álcool em gel já estaríamos todos mortos, mas parece que algumas pessoas não entendem como é importante ouvir os especialistas.

  2. Para o brandy ser considerado Cognac, necess rio que as uvas tenham sido cultivadas, fermentadas e destiladas na Fran a, mais especificamente na regi o de Charente, ao norte de Bordeaux. l que est localizada a cidade de Cognac, que deu nome bebida.

    1. Não. Errado.
      O Conhaque originou-se na região de Cognac, próxima a costa leste, quando marinheiros franceses, precisando de espaço nos porões dos navios, resolveram destilar o vinho popular produzido ali. Do acondicionamento dessa bebida destilada em barricas de carvalho, surgiu a cor dourada, hoje típica do conhaque. A região não fica em Bordeaux, fica longe, bem ao norte do outro lado do Garona (Garonne).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
error: Quer uma cópia do artigo? Me peça via WhatsApp. É grátis!