Estes são os tintos que melhor harmonizam com as refeições.
O tempo menor de contato com as cascas proporcionam um vinho que não absorveu totalmente as antocianas (pigmentos), baixa a média acidez e alta aromaticidade frutada.
O teor alcoólico baixo é outro fator que o ajuda a combinar com os pratos e associado à acidez (mesmo que baixa), estimulam o apetite, refrescam o palato e saciam a sede. O Beaujolais é um ícone no estilo. Com seu método peculiar de elaboração (maceração carbônica) e sua uva famosa por fazer vinhos leves e elegantes por todo o mundo, a Gamay, ele personifica o melhor deste estilo para muitos enófilos e sommeliers pelo mundo, mas ele não está sozinho: o Docetto, o Bardolino e os Valpolicellas são os outros que figuram no topo desta categoria.
A sinceridade e acessibilidade do sabor, aroma e frescor desses vinhos os torna parceiros ideais para pratos do dia a dia, como também, para a aromática e leve cozinha mediterrânea, pratos mais elaborados não são recomendados.
Versáteis e pouco exigentes.
A acidez realçada pela baixa tanicidade, a textura leve e sabor fortemente frutado precisam de um contrapeso nos pratos servidos. Conhece alguém que só bebe vinho tinto gelado? Pois indique este grupo de vinhos que devem ser servidos gelados (não significa que devem ser servidos num balde de gelo).
Harmonizam com o quê?
Pratos com alto teor de gordura: salsichas alemães, carne estufada, ragouts, guisados, pratos com molhos a base de nata ou manteiga, etc..
Minha dica é: harmonização regional (vinho da região harmoniza com a comida da região), ex.: espaguete a bolonhesa com um Valpolicella.
Harmonizam com peixes? Como assim?
Quem segue minha página no facebook (Uva e Cevada – Tudo Sobre Vinhos) sabe que postei algumas vêzes sobre a relação taninos dos tintos vs iodo dos frutos do mar. Essa união causa uma sensação metalizada, desconfortável na boca, esses vinhos são exceção a regra por causa dos taninos quase imperceptíveis. Então pode sim harmonizar com camarões grelhados, muquecas, peixes ensopados, mariscos, etc..
Castas tópicas e seus terroirs.
Uva Gamay – Beaujolais – França;
uvas Dolcetto, Corvina – Dolcetto, Bardolino, Valpolicella.
Características:
Exame visual:
-vermelho-púrpura;
Exame olfativo:
– frutado;
– fragrante.
É comum encontrar: romã, banana, frutos do bosque.
Exame gustativo:
Acidez: sápido (baixa, leve acidez).
Corpo: magro.
Álcool: pouco alcoólico.
Tanicidade: pouco tânico.
Maciez: carente.
Açúcares residuais: seco.
Os que provei e indico:
Miolo Gamay: bom, barato, feito com excelência. Destaque para o aroma de banana característico do estilo.
Este será meu único destaque apesar de ter experimentado muitos outros. É que esse estilo não me apetece.
#vinhostintos #vinhosleves #harmonização
12 respostas
Maconha é legal para quem usa, para os pais é um pesadelo.
Concordo muito com sua opinião.
Repare que quem defende a droga ou é adulto usuário ou adolescente que acha que sabe todas as verdades do mundo.
Formigas na comida? Arrrgh!
É sim. É tendência mundial entre o pessoal que quer melhorar o mundo derrubando o que já está pronto pra construir outro no lugar. Se você achou nojento, você é normal como eu. Como a maioria.
Bem legal a iniciativa deles. O racismo estrutural deve ser combatido sempre.
Fogo nos racistas!
Sem álcool em gel já estaríamos todos mortos, mas parece que algumas pessoas não entendem como é importante ouvir os especialistas.
Cara, tu é só mais um bolsominium idiota.
Maconha não faz mal pra ninguém. Apága essa merda antes que eu deniuncie.
Pode postar mais sobre cerveja?
Aquele curso no youtube vai sair?
Vai sim. falta só a placa de vídeo.
Muito bom sua postagem sobre a história do whisky. Compartilhei com meus funcionários.
Para o brandy ser considerado Cognac, necess rio que as uvas tenham sido cultivadas, fermentadas e destiladas na Fran a, mais especificamente na regi o de Charente, ao norte de Bordeaux. l que est localizada a cidade de Cognac, que deu nome bebida.
Não. Errado.
O Conhaque originou-se na região de Cognac, próxima a costa leste, quando marinheiros franceses, precisando de espaço nos porões dos navios, resolveram destilar o vinho popular produzido ali. Do acondicionamento dessa bebida destilada em barricas de carvalho, surgiu a cor dourada, hoje típica do conhaque. A região não fica em Bordeaux, fica longe, bem ao norte do outro lado do Garona (Garonne).