Cidade do Vaticano (RV) – Papa Francisco, ‘sommelier de honra’, mas abstêmio. O título lhe foi atribuído quarta-feira, 21/01, durante a Audiência Geral na Sala Paulo VI por um grupo de sommeliers, produtores, enólogos, viticultores e outros representantes da produção vinícola italiana. “A iniciativa nasceu porque ouvi o Papa falar, várias vezes, sobre o vinho, ligando-o à simbologia cristã, mas também referindo-se a algo de positivo, chamando-o “como um bom vinho”. Aí comecei a cultivar o sonho de encontrá-lo”, afirma Franco Ricci, Presidente da Fundação Italiana Sommelier e idealizador da visita.
Vinhos de presente
Além da visita, o grupo presenteou o Pontífice com um “taste-vin”, o pequeno recipiente de prata usado para a degustação dos vinhos, e uma caixa de vinho tinto de Bibenda, do tipo ‘Romanzo’, tradicionalmente doado aos sommeliers ‘de honra’.
Outros produtores deram de presente a Bergoglio uma garrafa de ‘Otello Nerodi’ decorada com o brasão símbolo do Estado do Vaticano e o nome do Papa, tudo em amarelo e branco, cores da bandeira Vaticana.
O detalhe é que o Papa, na realidade, é abstêmio. No Rio de Janeiro, dirigindo-se aos moradores de uma favela, em julho de 2013, foi claro: “Queria entrar em suas casas para um café, e não para um ‘golinho’!”.
(CM)
Fonte: http://br.radiovaticana.va/
12 respostas
Maconha é legal para quem usa, para os pais é um pesadelo.
Concordo muito com sua opinião.
Repare que quem defende a droga ou é adulto usuário ou adolescente que acha que sabe todas as verdades do mundo.
Formigas na comida? Arrrgh!
É sim. É tendência mundial entre o pessoal que quer melhorar o mundo derrubando o que já está pronto pra construir outro no lugar. Se você achou nojento, você é normal como eu. Como a maioria.
Bem legal a iniciativa deles. O racismo estrutural deve ser combatido sempre.
Fogo nos racistas!
Sem álcool em gel já estaríamos todos mortos, mas parece que algumas pessoas não entendem como é importante ouvir os especialistas.
Cara, tu é só mais um bolsominium idiota.
Maconha não faz mal pra ninguém. Apága essa merda antes que eu deniuncie.
Pode postar mais sobre cerveja?
Aquele curso no youtube vai sair?
Vai sim. falta só a placa de vídeo.
Muito bom sua postagem sobre a história do whisky. Compartilhei com meus funcionários.
Para o brandy ser considerado Cognac, necess rio que as uvas tenham sido cultivadas, fermentadas e destiladas na Fran a, mais especificamente na regi o de Charente, ao norte de Bordeaux. l que est localizada a cidade de Cognac, que deu nome bebida.
Não. Errado.
O Conhaque originou-se na região de Cognac, próxima a costa leste, quando marinheiros franceses, precisando de espaço nos porões dos navios, resolveram destilar o vinho popular produzido ali. Do acondicionamento dessa bebida destilada em barricas de carvalho, surgiu a cor dourada, hoje típica do conhaque. A região não fica em Bordeaux, fica longe, bem ao norte do outro lado do Garona (Garonne).