fbpx

Mais uma postagem politicamente incorreta pra pra você.

O terroir de Portugal é o menos complicado de se entender, já que podemos dividi-lo em apenas três tipos: Atlântico, Continental e Mediterrâneo. Hoje eu vou falar o terroir de Lisboa: o Atlântico.

Terroir Lisboa: clima, solo, ventos, características dos vinhos.

Conteúdo protegido. Quer uma cópia? Comente, compartilhe e me chame no WhatsApp.

O que você imaginar, personalizamos pra você.

Surpreenda no presente de casamento, bodas, aniversários. Clique na imagem e saiba mais no site do fabricante.

O terroir de Portugal é o menos complicado de se entender, já que podemos dividi-lo em apenas três tipos: Atlântico, Continental e Mediterrâneo. Hoje eu vou falar o terroir de Lisboa: o Atlântico.

Terroir Atlântico

Regiões: Vinho Verde (Minho), Bairrada (Beira Atlântico) e Lisboa.

Clima e Solo: Temperaturas moderadas, ventos frescos e úmidos e pluviosidade elevada. Solos mais arenosos e férteis. As uvas têm menor maturação, pois recebem menos sol. Regiões úmidas com nebulosidade.

Características dos vinhos

Vinhos com pouco açúcar por isso o teor alcoólico varia de baixo a médio. Possuem acidez natural elevada e alto frescor, com efeito “crispy” (crocante), que os tornam bem apelativos e agradáveis ao consumidor.

Corpo de ligeiro a médio tanto nos brancos quanto nos tintos (9% a 13% apv). Nos brancos, excelente acidez, aromas citrinos, flores brancas e alguns vegetais. Nos tintos, frutas vermelhas maduras, boa acidez e taninos firmes.


Clima e Solo

Temperaturas moderadas, ventos frescos e úmidos e pluviosidade elevada. Solos mais arenosos e férteis. As uvas têm menor maturação, pois recebem menos sol. Regiões ficam mais úmidas e com mais nebulosidade de acordo com o quanto avançam para o continente.

Vento mais influente

Quanto mais próximo da costa, mais influência sofre do Levante (nome da corrente de vento quente que sai do Estreito de Gibraltar a leste e ‘caminha’ sobre o continente subindo até a costa oceânica a leste, passando pelo Algarve e por Lisboa).

Para saber mais sobre os ventos de Portugal, clique aqui.


Um vinho que expressa o Terroir

Coragem Chardonnay 2016 – o “Chablis” de Lisboa. Foto: Eduardo Vieira Sabino
Coragem Chardonnay 2016

Vinícola Vidigal Wines – Lisboa -PT.

Esse Chardonnay é predominantemente marítimo (vinhas às beiras do Oceano Atlântico), bem fresco. Aromas cítricos e florais e delicados toques do curto estagio de parte do vinho em carvalho como manteiga, queijo, baunilha e pão tostado.

Ficha técnica

Fonte: Vidigal Wines

Coragem ChardonnayEquipa de Enologia: António Mendes Lopes, António Ventura, Rafael Neuparth e Arnaldo Simões
Região: Lisboa
Tipo: Vinho Branco
Nota de Prova: Cor Citrina com laivos esverdeados. Aroma elegante e bastante mineral com notas citrinas e florais. Em plano de fundo nota-se especiarias onde se destaca o açafrão. Boca com amplitude e frescura. Final untuoso e agradável
Sugestões gastronómicas:
 Pratos de peixe, polvo e carnes brancas
Tipo de Garrafa: Borgonha Marquise
Capacidade: 750ml
Fecho: Cortiça natural
Castas: 
100% Chardonnay

Onde encontrei?

Na Wine Friends do shopping Aerotown. São os principais distribuidores do vinho no Brasil.

5 e-books, 400 págs.

Saiba tudo sobre Vinhos

Quer falar sobre vinhos como um especialista?

De R$ 49,90 por R$ 4,90

Cupom expira em 01/02/2020:

Dias
Horas
Minutos
Segundos
A promoção acabou. Aguarde a próxima.
Shape
Shape

Gostou dessa postagem?

Explore as anteriores.

Não esqueça de deixar sua crítica, sugestão ou dúvida nos comentários. AJUDE O BLOG TORNANDO-SE MEMBRO OU CLICANDO EM UM ANÚNCIO.

12 respostas

    1. É sim. É tendência mundial entre o pessoal que quer melhorar o mundo derrubando o que já está pronto pra construir outro no lugar. Se você achou nojento, você é normal como eu. Como a maioria.

  1. Sem álcool em gel já estaríamos todos mortos, mas parece que algumas pessoas não entendem como é importante ouvir os especialistas.

  2. Para o brandy ser considerado Cognac, necess rio que as uvas tenham sido cultivadas, fermentadas e destiladas na Fran a, mais especificamente na regi o de Charente, ao norte de Bordeaux. l que est localizada a cidade de Cognac, que deu nome bebida.

    1. Não. Errado.
      O Conhaque originou-se na região de Cognac, próxima a costa leste, quando marinheiros franceses, precisando de espaço nos porões dos navios, resolveram destilar o vinho popular produzido ali. Do acondicionamento dessa bebida destilada em barricas de carvalho, surgiu a cor dourada, hoje típica do conhaque. A região não fica em Bordeaux, fica longe, bem ao norte do outro lado do Garona (Garonne).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
error: Quer uma cópia do artigo? Me peça via WhatsApp. É grátis!