fbpx

Mais uma postagem politicamente incorreta pra pra você.

Vinhedos e vinhos biológicos, orgânicos, biodinâmicos e naturais.

Conteúdo protegido. Quer uma cópia? Comente, compartilhe e me chame no WhatsApp.

O que você imaginar, personalizamos pra você.

Surpreenda no presente de casamento, bodas, aniversários. Clique na imagem e saiba mais no site do fabricante.

Por Grand Cru.

O que é um vinho biodinâmico?

Antes de tudo, um vinho é considerado biodinâmico se, e apenas se, o produtor praticar a agricultura biodinâmica em seus vinhedos. Portanto, a pergunta certa seria: o que faz um vinhedo ser biodinâmico?

Biodinâmicos são os vinhedos cultivados de acordo com as regras da Antroposofia. O conceito por trás dessa forma de agricultura baseia-se nas relações harmoniosas entre todos os elementos que compõem o vinhedo, ou seja, o equilíbrio entre o solo, as plantas, os animais, o ser humano e os cosmos (representados pela luz e calor e pelas as estações do ano, aspectos que atuam diretamente no ciclo de vida do terroir).

A busca por esse equilíbrio confronta diretamente com o uso de pesticidas e fertilizantes industriais. A terra, diferente do que muitos pensam, é um sistema vivo e muito complexo, com suas próprias teias de seres vivos e cadeias alimentares. Ela é capaz de nutrir as plantas que crescem dela e, consequentemente, gerar frutos saudáveis, se for manejada corretamente.

O objetivo é assegurar a saúde do vinhedo e, consequentemente, do ser humano, o que só é possível na busca de uma terra saudável, com vida, fertilizada naturalmente pelos seus próprios ciclos internos e pela sua biomassa.

vinho-vinho-biodinamico-organico-chile-vinhedo-koyle
No vinhedo biodinâmico, outras espécies de plantas são cultivas junto às parreiras. Fonte: Vinícola Koyle / Divulgação.

Entenda qual é a diferença entre o vinho orgânico e o biodinâmico

Lendo a primeira parte da nossa matéria pode parecer que o conceito de biodinamismo é muito semelhante ao da agricultura orgânica. Afinal, qual a diferença entre esses dois conceitos?

Os vinhos orgânicos são aqueles que vetam a utilização de produtos industriais, como agrotóxicos, conservantes e fertilizantes, tanto no controle no vinhedo, ou seja, na viticultura, quanto na produção do vinho, ou seja, na vinicultura.

Já o biodinamismo exige, além das práticas orgânicas, o manejo do vinhedo como um ecossistema. Ele é alimentado com compostos vegetais, animais e minerais, e bichos de todos os tipos e espécies nativas são convidados a passear entre as videiras, fertilizando o solo e podando naturalmente as plantas. Além disso, são estudados com afinco as fases da lua e os ciclos da natureza, para manter o maior respeito possível aos equilíbrios naturais do campo.

Resumindo: todo vinho biodinâmico é orgânico, mas nem todo o vinho orgânico é biodinâmico.Compostos minerais utilizados para fertilizar a terra naturalmente. Fonte: Vinícola Matetic / Divulgação.

Compostos minerais utilizados para fertilizar a terra naturalmente. Fonte: Vinícola Matetic / Divulgação.

A origem da agricultura biodinâmica

A agricultura biodinâmica é baseada nos estudos do filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925), que fundou a Antroposofia. Segundo essa filosofia, a humanidade deve interferir o mínimo possível nos ciclos naturais, que estão alinhados entre os diversos reinos de seres vivos e com os ciclos dos cosmos, do sol e da lua.

O nome biodinâmico é proveniente do grego bios (vida) e dynamis (energia), e reforça a visão orientada para a simbiose entre energia física e espiritual, que conectam a natureza e a cultura, o homem e a terra.vinho-biodinamico-organico-chile-vinhedo-koyle

Na vinícola Koyle, os vinhedos biodinâmicos recebem a visita de diversos animais, como gansos e galinhas. Fonte: Divulgação.

O Calendário Agrícola Astronômico é uma regra para os vinhos biodinâmicos?

Não é uma regra, mas muitas vezes é utilizado.

Este calendário é baseado na movimentação da lua e dos astros ao redor da Terra, em um ciclo de 27 dias. O método considera que a lua exerce forças cósmicas sobre a Terra, mas cada dia de forma diferente, de acordo com a sua posição no céu e a fase lunar. Com isso, toda a vida no planeta é influenciada e, se o cultivo das uvas for sincronizado com o calendário, o terroir recebe estímulos benéficos de forma amplificada.

Experimentar um vinho biodinâmico!

Agora que você sabe o que é e como funciona a agricultura biodinâmica, que tal provar um vinho destes cheio de personalidade?

Menguante é um vinho tinto biodinâmico espanhol feito 100% com a uva Garnacha. Com sabores de frutas pretas maduras e especiarias, é a combinação ideal para carnes vermelhas grelhadas, ensopados, pizza com embutidos e queijos duros.

Vinho Tinto Menguante Garnacha 2018 750 mL

Já aqui no Novo Mundo, as chilenas Matetic e Koyle ganham renome internacional pelas suas práticas biodinâmicas. Da vinícola Matetic, nossa indicação é o vinho branco Corralillo Sauvignon Blanc. A vinícola Matetic é uma das que você precisa conhecer. Saiba mais sobre sua história aqui. Da Koyle, o Tinto Gran Reserva Cabernet Sauvignon, capaz de expressar os aromas mais puros da casta em solo chileno

Ainda ficou com alguma dúvida? Nessa matéria o blog Grand Cru explica em detalhes a diferença entre vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos!

5 e-books, 400 págs.

Saiba tudo sobre Vinhos

Quer falar sobre vinhos como um especialista?

De R$ 49,90 por R$ 4,90

Cupom expira em 01/02/2020:

Dias
Horas
Minutos
Segundos
A promoção acabou. Aguarde a próxima.
Shape
Shape

Gostou dessa postagem?

Explore as anteriores.

Não esqueça de deixar sua crítica, sugestão ou dúvida nos comentários. AJUDE O BLOG TORNANDO-SE MEMBRO OU CLICANDO EM UM ANÚNCIO.

12 respostas

    1. É sim. É tendência mundial entre o pessoal que quer melhorar o mundo derrubando o que já está pronto pra construir outro no lugar. Se você achou nojento, você é normal como eu. Como a maioria.

  1. Sem álcool em gel já estaríamos todos mortos, mas parece que algumas pessoas não entendem como é importante ouvir os especialistas.

  2. Para o brandy ser considerado Cognac, necess rio que as uvas tenham sido cultivadas, fermentadas e destiladas na Fran a, mais especificamente na regi o de Charente, ao norte de Bordeaux. l que est localizada a cidade de Cognac, que deu nome bebida.

    1. Não. Errado.
      O Conhaque originou-se na região de Cognac, próxima a costa leste, quando marinheiros franceses, precisando de espaço nos porões dos navios, resolveram destilar o vinho popular produzido ali. Do acondicionamento dessa bebida destilada em barricas de carvalho, surgiu a cor dourada, hoje típica do conhaque. A região não fica em Bordeaux, fica longe, bem ao norte do outro lado do Garona (Garonne).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
error: Quer uma cópia do artigo? Me peça via WhatsApp. É grátis!