Você já reparou a quantidade de alimentos presentes nas prateleiras dos supermercados que são identificados com o famoso termo “contém glúten” em seus rótulos? Este componente, que tem origem em grãos como o trigo e a cevada, é considerado um dos vilões na guerra para a perda de peso e inclusive abolido de algumas dietas mais radicais, especialmente no caso de pessoas com doença celíaca.
O glúten é tão comum que é encontrado inclusive em alimentos que não utilizam grãos em sua composição, como é o caso de embutidos, temperos e refrigerantes. Por se tratar de um componente capaz de gerar reações alérgicas e digestivas, é obrigatório que os produtos tenham a informação sobre a p
resença do glúten.
É exatamente neste ponto que algumas pessoas ficam com dúvidas ao se depararem com rótulo do vinho. De acordo com a legislação brasileira, é obrigatória a menção da presença ou não, de glúten. Para não deixar ninguém na dúvida, nós respondemos para você: afinal, vinhos têm glúten ou não? Confira!
A composição do vinho
Um vinho possui diversos elementos na sua composição. Além da água, estão presentes tipos de álcool (etanol, isopropil e glicerol), ácidos (tartárico, acético, lático, cítrico, entre outros), açúcares (glicose e frutose), fenóis (tanino, antocianinas, flavona, entre outros), além de aldeídos, aminoácidos, sais minerais e vitaminas.
O processo de fabricação
A pasta serve apenas para selar os barris e praticamente não encosta no conteúdo do barril. Além disso, pastas mais modernas não utilizam o trigo na composição, justamente para evitar qualquer tipo de mal entendido envolvendo a presença de glúten no vinho.
resíduos e fazer a “limpeza” da bebida.
Clique no banner abaixo e conheça todos os produtos do e-commerce da Famiglia!
12 respostas
Maconha é legal para quem usa, para os pais é um pesadelo.
Concordo muito com sua opinião.
Repare que quem defende a droga ou é adulto usuário ou adolescente que acha que sabe todas as verdades do mundo.
Formigas na comida? Arrrgh!
É sim. É tendência mundial entre o pessoal que quer melhorar o mundo derrubando o que já está pronto pra construir outro no lugar. Se você achou nojento, você é normal como eu. Como a maioria.
Bem legal a iniciativa deles. O racismo estrutural deve ser combatido sempre.
Fogo nos racistas!
Sem álcool em gel já estaríamos todos mortos, mas parece que algumas pessoas não entendem como é importante ouvir os especialistas.
Cara, tu é só mais um bolsominium idiota.
Maconha não faz mal pra ninguém. Apága essa merda antes que eu deniuncie.
Pode postar mais sobre cerveja?
Aquele curso no youtube vai sair?
Vai sim. falta só a placa de vídeo.
Muito bom sua postagem sobre a história do whisky. Compartilhei com meus funcionários.
Para o brandy ser considerado Cognac, necess rio que as uvas tenham sido cultivadas, fermentadas e destiladas na Fran a, mais especificamente na regi o de Charente, ao norte de Bordeaux. l que est localizada a cidade de Cognac, que deu nome bebida.
Não. Errado.
O Conhaque originou-se na região de Cognac, próxima a costa leste, quando marinheiros franceses, precisando de espaço nos porões dos navios, resolveram destilar o vinho popular produzido ali. Do acondicionamento dessa bebida destilada em barricas de carvalho, surgiu a cor dourada, hoje típica do conhaque. A região não fica em Bordeaux, fica longe, bem ao norte do outro lado do Garona (Garonne).